7 atividades recomendadas na gravidez e pós-parto

Saiba quais são os melhores exercícios para praticar em cada trimestre e garanta uma saúde de ouro na gravidez, parto e pós-parto.

 

Confira as diversas modalidades e escolha aquela que lhe dará maior prazer, porque gostar do que está a fazer é muito importante!



1 - Musculação

O que é: a atividade que trabalha a musculatura corporal com pesos e utiliza exercícios específicos para cada grupo muscular.

Benefícios: fortalece a musculatura evitando dores nas costas e nas articulações.

Quando fazer: durante toda a gravidez.

Quais os cuidados: evite o excesso de carga.

2 - Pilates

O que é: método para fortalecimento e alongamento dos músculos feito com exercícios suaves controlados através da respiração.

Benefícios: fortalece a musculatura do assoalho pélvico, ajudando a sustentação do peso da barriga e o parto normal. Também fortalece os músculos do abdómen melhorando a postura.

Quando fazer: durante toda a gravidez mas pode se tornar incómoda no terceiro trimestre.

Quais os cuidados: atenção aos exercícios com o abdómen.

3 - Natação

O que é: atividade feita na piscina combinando movimentos de braços e pernas.

Benefícios: tonificam a musculatura e aumentam o fôlego e a sua resistência.

Quando fazer: durante toda a gravidez. Os benefícios da água são grandes no terceiro trimestre.

Quais os cuidados: ela é melhor indicada se já tinha o costume de nadar antes da gestação. Controle a frequência cardíaca (máximo de 140 batimentos por minuto durante a gestação) e prefira nadar em intensidade moderada.

4 - Stretching

O que é: exercícios voltados para a flexibilidade muscular.

Benefícios: melhoram sua flexibilidade e promovem o relaxamento ajudando a controlar a ansiedade.

Quando fazer: durante toda a gravidez, mas o cuidado deve ser redobrado no terceiro trimestre, já que as articulações da gestante estarão mais relaxadas.

Quais os cuidados: respeite os limites do seu corpo.

5 - Exercícios cardiovasculares

O que é: trabalham diversos grupos musculares e melhoram o sistema cardiovascular. Estão entre eles: caminhada, corrida e bicicleta.

Benefícios: diminuem a ansiedade, aumentam a resistência física e o fôlego e ajudam a controlar o ganho de peso.

Quando fazer: durante toda a gravidez, mas comece com intensidade leve no primeiro trimestre, principalmente se não estava acostumada aos exercícios.

Quais os cuidados: prefira a bicicleta ergométrica à convencional para evitar quedas. Controle a frequência cardíaca e se for participar numa aula em grupo, lembre-se de respeitar o seu próprio ritmo. Se você não costumava correr antes da gestação, prefira a caminhada.

6 - Hidroginástica

O que é: aula de ginástica realizada dentro da piscina.

Benefícios: melhora a capacidade cardiovascular, tonifica os músculos e promove o relaxamento. A água reduz o peso da barriga durante os exercícios e o impacto nas articulações, o que ajuda muito no terceiro trimestre.

Quando fazer: durante toda a gravidez. Os benefícios da água são grandes no terceiro trimestre.

Quais os cuidados: controle a frequência cardíaca.

7 - Yoga

O que é: prática oriental que trabalha corpo e mente através de posturas e exercícios respiratórios.

Benefícios: aumenta sua flexibilidade, equilíbrio e tônus muscular. Diminui a ansiedade e alguns exercícios respiratórios podem ser usados durante o trabalho de parto. Existem grupos de Yoga específicos para gestantes.

Quando fazer: durante toda a gravidez , mas cuidado com a alteração do seu centro de gravidade a partir do segundo trimestre.

Quais os cuidados: evite posições desfavoráveis para a sua barriga.



Casos de gestação de risco, ameaça de aborto ou trabalho de parto prematuro são alguns dos impedimentos para a prática de atividades físicas. Por isso é muito importante que tenha autorização do seu médico obstetra para as realizar.